Pesquisar

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Janeiro é tempo de...

Listas! Sejam promessas ou retrospectivas. Decidi aproveitar uma que eu escrevi há alguns anos. Algumas coisas dessa lista eu já fiz mas acabei deixando de lado, outras eu faço sempre. Espero que esse ano eu consiga retomar alguns velhos bons hábitos (os itens 2, 4 e 7).

Idéias Para Sorrir Mais

1. Capriche no Despertador.
Se por exemplo seu celular tem suporte pra toques MP3, escolha uma música que goste para usar como despertador. Algo alto astral, pra ajudar você a levantar de bom humor. Se tem dificuldade de acordar, ponha em um volume alto e deixe longe do seu alcance na cama, para evitar a tentação do botão "Soneca". Colocar o aparelho em algum lugar que você precise se levantar e andar para desligar, também evita que você aperte qualquer botão ainda meio sonolento, e acabe perdendo a hora, o que é geralmente estressante.

2. Pense em um jeito agradável de levantar da cama.
A maioria das pessoas não acorda já pulando da cama. Se você acorda devagar quase parando, o ideal é levantar aos poucos. Abrir os olhos, sentar-se e alongar os braços, as costas, o pescoço... Só depois caminhe até o banheiro e jogue uma água fria no rosto. Pronta(o) para o café da manhã?

3. Planeje alguma coisa gostosa pro café da manhã.
Sempre funciona pra mim. Sempre que eu sei que tem bolo, pão doce, gelatina, tapioquinha, geléia e coisa e tal, me dá vontade de acordar cedo pra aproveitar o café, mesmo num fim de semana. O café da manhã é a refeição mais importante do dia e é a minha preferida. Se você precisa cuidar do seu próprio café e tem pressa, um suco (de polpa congelada ou de frutas numa centrífuga) pode ser uma boa opção. Iogurte, banana e cereais numa caneca de leite (à la filme americano) também quebram o galho. Aprenda a fazer vitaminas simples. Outra opção rápida e que me agrada muito também, são ovos mexidos. É excelente com torradas ou bolacha de água e sal e geléia ou requeijão. Comilanças à parte, sempre preciso de uma xícara grande cheia de café preto. Descubra que alimentos fazem você acordar.

4. Planeje algo para o seu dia.
No fim do dia, pense em algo que você goste pra fazer no dia seguinte. Estabeleça metas e cumpra-as. Vença a preguiça. A sensação de realização é ótima. Pode ser arrumar o quarto, ou sair de casa pra conhecer um lugar novo na cidade.

5. Curta os amigos e a família.
Saia com os amigos para botar o papo em dia. Mas não se esqueça da família. Se no corre-corre do dia-a-dia você mal encontra as pessoas com quem mora, não custa nada tirar um dia do fim de semana pra ir à praça, assistir uma animação no cinema, ir ao aniversário do parente, sair com a sua mãe ou seu pai... Mesmo que seja pra comprar uma lâmpada. Vocês podem até passar o dia em casa, mas crie oportunidades para conversar sobre o que tem feito e saber sobre a vida deles.

6. Relaxe.
Escolha um tempinho durante o dia pra relaxar. Tome um bom banho, ponha uma roupa super confortável e pare pra um cochilo, ver TV, ler um livro, ouvir música ou mesmo navegar na internet sem obrigações. Apenas faça algo sem muita utilidade, mas que lhe deixe feliz.

7. Se alimente bem e faça exercícios.
Dedique-se à alguma atividade física. A sensação de disposição que se adquire com isso é ótima. Lembre de se alimentar direitinho antes e depois, pra não desmaiar no meio da rua. Também não se esqueça que é importante a ajuda de um profissional (de Ed. Física ou de Fisioterapia dependendo da atividade física). Exercícios feitos de forma errada podem prejudicar a coluna ou provocar lesões musculares. Pesquise bem sobre a atividade que gostaria de fazer e sobre o local (academia ou clínica de fisioterapia) e os profissionais que trabalham lá.

8. Durma bem.
Isso significa manter uma média de 8 horas de sono por noite. Se você dorme mal, se sente mal o resto do dia e não aproveita nada direito.
Se tem dificuldade de pegar no sono, mesmo estando cansada(o), faça alguma coisa que ajude-a(o) a relaxar. Como tomar um banho morno, uma caneca de leite, ouvir música, ou ler um livro. Evite ficar vendo TV ou usando o computador até perto da hora de dormir. A luz nos mantém de olhos abertos. Alimentos como refrigerante, chocolate e café também não são uma boa idéia à noite, se você é do tipo que fica cheia(o) de energia na hora em que todo mundo está dormindo.

Um Bom Dia Pra Você,
Giovanna.

PS.: Fui aprovada no vestibular da UFPa, no curso de Administração. Estou felicíssima!! E já que vou cursar, estou de férias até março!

2 comentários:

  1. Parabéns pelas aprovações, tanto na UEPa como na UFPa... Não a conheço, bem como não me conheces, mas de vista já a conhecia pelos corredores do NPI.

    Enfim, a verei agora pelos corredores da UFPa (eu curso Psicologia, desde o ano passado e, sim, lá tem mais gente do NPI do que poderíamos imaginar).

    Mais uma vez, parabéns pelas aprovações.

    PS: Por mais estranha que essa mensagem pareça (embora queira apenas desejar dois "parabéns", pois pra mim, pelo menos por um tempo, foi bom o reconhecimento, depois já enchia a paciência), teu amigo Pedro me conhece de algumas conversas avulsas (assim ele pode atestar minha estranheza).

    PS2: Sou um leitor esporádico do blog, apesar de nunca ter comentado...

    PS3: Não tenho como hábitos nenhuma das ideias listadas... Talvez isso seja uma vergonha.

    ResponderExcluir
  2. Huahuahuahuahauhauha... Seu comentário estranhíssimo foi muito bem vindo, Pedro!

    Obrigada pelos parabéns. Ainda é bom ouvir isso (ou ler, nesse caso) =)

    Legal saber que tem mais gente do NPI na UFPa também. Isso prova que as coisas estão melhores do que a gente pensava, no fim das contas.

    Talvez não seja uma vergonha não ter como hábito nenhuma das minhas idéias. São mais coisas que me fazem feliz e eu gostaria de compartilhar. Eu só quis incentivar as pessoas a encontrarem suas próprias idéias ^^

    ResponderExcluir