Pesquisar

sábado, 26 de maio de 2012

Bolo de Laranja (fácil como macarrão instantâneo)

Eu estou em dívida eterna com o blog por ter desaparecido por tanto tempo.


Mas como quem é vivo sempre aparece, aqui vai uma receita que eu já fiz duas vezes no último mês! Bolo de Laranja fácil, rápido, com poucos ingredientes, sem sujar muita louça e gostoso. Não é o sonho de todo preguiçoso que quer fingir que manja de culinária?




Ingredientes:
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara e 1/2 de açúcar (branco ou demerara)
- 2 xícaras de suco de laranja (natural)
- 1 colher (sopa) de fermento
- 1/2 xícara de óleo


Modo de preparo:
1º) Peneire a farinha e o açúcar, misture bem.
2º) Adicione os ingredientes líquidos e bata com um batedor manual.
3º) Depois de estar bem misturado, adicione o fermento e bata por mais 5 minutos.
4º) Pré-aqueça o forno e asse em fogo médio por 40 minutos ou até ficar moreninho.


Então, essa é a receita original, que eu peguei no Vista-se. E claro que fiz minhas adaptações para deixar a coisa toda ainda mais prática.


Primeiro substituí o suco natural pelo de caixa. Especificamente o Laranja Caseira da Dell Valle (e eu bem que gostaria de estar recebendo algo por essa pequena propaganda). Isso porque não tinha laranja em casa, porque teria preguiça de fazer suco de laranja, e porque acho que esse suco é muito mais gostoso do que a maioria dos sucos naturais feitos com qualquer laranja, que às vezes ficam amargos.


Na segunda vez que fiz a receita utilizei trigo com fermento, o que eliminou o fermento da lista de ingredientes, e a terceira etapa do modo de preparo. Foi só misturar bem os ingredientes em pó, acrescentar os líquidos, e bater até a mistura ficar homogênea, o que não demora muito.


Na ausência de um batedor manual, saquei o batedor da batedeira e utilizei ele pra mexer. Se não tiver nem um nem outro em casa, se joga na colher mesmo! Mas se certifique de que está tudo bem misturadinho, ok? Não vá deixar passar nenhuma pelotinha de trigo com açúcar. Talvez um garfo possa ajudar.


Lembre-se de untar e enfarinhar a forma antes de começar a fazer a massa, e de ligar o forno para pré-aquecer a pouco mais de 180ºC quando for acrescentar os líquidos à receita. Conte aproximadamente 10 minutos, e então leve a massa ao forno.


Comigo levou quase 50 minutos pra ficar bom, 10 a mais do que os 40 indicados na receita. A partir de 40 minutos, espete no bolo um garfo (ou um daqueles palitos de metal próprios pra isso) e verifique se ele sai limpo. Se não sair, verifique novamente a cada 5 minutos. Quando o garfo sair seco, o bolo está pronto.


Aqui em casa uso uma forma anti-aderente untada e enfarinhada, então não tenho dificuldade nenhuma de desenformar meus bolos. Só espero esfriar um pouco pra manusear a forma, e viro no prato. O bolo se solta sozinho.


O resultado vocês conferem na foto aí de cima: bolo fofinho, nada seco, doce na medida certa, gostinho de laranja, aprovadíssimo!


Quem fizer, me conta o que achou!

7 comentários:

  1. Essas postagens de receitas fáceis são feitas pra mim! Haushaushsau :D

    ResponderExcluir
  2. Vontade eu posso até ter, mas tenho uma preguiça infinita de me jogar na cozinha e tal. haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahuahuahauhauhauha... Se tivesse ingrediente suficiente aqui em casa, todo dia eu iria pra cozinha! Ainda mais agora com essa greve...

      Excluir
    2. Tô tentando criar coragem de fazer cupcake. Mas vamos acompanhar HAHA

      Excluir
    3. Menina, eu já fiz duas vezes uma receita de cupcake de café. A primeira ficou muito boa, a segunda nem tanto. Quando eu encontrar uma receita bem simples e gostosa e ela der certo mais de uma vez, publico aqui =D

      Fiz em forminhas de silicone, mas sem um apoio mais firme eles sempre acabam meio tortinhos. To querendo comprar a forminha de metal mesmo, antes de tentar de novo.

      Excluir
    4. Agora eu acho que super rolava essa receita de bolo de laranja pra fazer cupcakes. Uma geleiazinha no meio e hmmm... *-*

      Vou testar!

      Excluir