Pesquisar

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Guerra e Paz

Este post também foi publicado no Terceira no Plural

Quem me segue no Twitter me viu vibrar no dia 31 de janeiro com o último episódio da minissérie Guerra e Paz, exibida pelo Telecine Touch.

Então, obviamente, vim recomendar Guerra e Paz pra vocês.

Três coisas me chamaram atenção quando vi por acaso o comercial da minissérie na TV:

1. Baseada na obra prima de
Léon Tolstói.
Não sei vocês, mas eu já tinha ouvido falar desse livro.
Guerra e Paz é uma das mais volumosas obras da literatura universal e foi publicado entre 1865 e 1869 em um periódico. Nunca li e nem tinha muita vontade até assistir essa série. É um daqueles clássicos que, imaginava, exigem muita disposição e paciência até para os leitores mais apaixonados.

2. A história das famílias da aristocracia russa durante a invasão de Napoleão.
Esse poderia até ser um motivo pra série não me chamar atenção. Afinal, nunca me interessei pela Rússia. O que me deixou interessada foi justamente o fato de eu não saber muito sobre o tema. Pensei: "Vamos descobrir!". O cenário de época, amor em tempos de guerra e a fotografia me conquistaram.

3. A Clémence Poésy.
Quem aqui já viu Harry Potter? Clémence Poésy é conhecida por interpretar Fleur Delacour nos filmes. A personagem aparece a partir de Harry Potter e o Cálice de Fogo.
Tenho essa mania de me interessar por filmes e séries com atores que já conheço. O mesmo aconteceu com Logan Lerman depois que o vi em Percy Jackson e o Ladrão de Raios. Assisti Bill (que também conta com o engraçadíssimo Aaron Eckhart) por causa dele. Bill foi uma boa surpresa e recomendo muito. Me tornei fã do Aaron Eckhart também, que me chamou atenção pela primeira vez no excelente Obrigado Por Fumar.

Todos esses motivos e mais uma aula de história. Estava convencida a assistir.

A série conta com 4 episódios com cerca de 1h40min de duração. Sim, cada episódio é quase um filme. Temos a impressão em um primeiro momento, de que Natasha Rostova - a personagem de Poésy - é a protagonista. Sem dúvida ela é quem mais aparece na abertura da série, e nos 4 episódios em geral. No entanto, ao longo dos episódios seguintes os outros personagens vão recebendo mais atenção. Pierre, o melhor amigo de Natasha também tem uma história cheia de altos e baixos. Uma história muito mais interessante do que a de Natasha, diga-se de passagem. Mas confesso que fiquei a série inteira torcendo pelo casal Natasha e Andrej Bolkonsky (foto abaixo).

Sim, tem muito romance e muito drama, o que pode não agradar a alguns. É aquele tipo de série que faz você se envolver com os personagens. Lamentar suas escolhas, brigar com eles, ou querer lhes dar um abraço. Prova disso foram minhas exclamações no Twitter. O jeito que eu encontrei de colocar as emoções pra fora, porque estava assistindo sozinha e não tinha ninguém pra comentar.

Outra coisa que me manteve ligada a série e me fez ficar uma semana inteira esperando o episódio seguinte foi o roteiro imprevisível. Não é aquela história onde você visualiza o final depois de duas cenas. Percebi isso a partir do segundo episódio. Porque eu tinha a impressão de que as coisas estavam tomando um rumo, quando chegavam as notícias da guerra e viravam a vida de todos de ponta cabeça. Só fui começar a prever o desfecho depois da metade do último episódio.

Se interessou? Mais informações sobre a série, você confere clicando aqui e aqui.

Se você tem TV por assinatura e acesso aos canais da rede Telecine, o Telecine Touch vai exibir a série de novo este mês! No sábado 26 às 14h45: o Episódio 1 seguido do Episódio 2. No domingo 27 às 14h10: o Episódio 3 seguido do Episódio 4.

PS.: Esses horários são de Brasília. Não se esqueça de adequar ao fuso-horário da sua região. O horário de verão acaba dia 20 deste mês, mas há estados cujo fuso-horário é diferente da capital mesmo fora do horário de verão.

7 comentários:

  1. Ai, a Clémence é muito diva. Ela faz mal à minha auto-estima. HAHAHAHA
    Eu quero assistir, nhawc! *-*

    ResponderExcluir
  2. Huahuahauhauhauha... Bate mesmo aquela invejinha básica quando a gente a vê, né?

    E eu fiquei toda encantada com o visual de época e tudo mais *-*

    ResponderExcluir
  3. Realmente a minisserie é muito interessante, quando assisti o 1 capitulo me interessei logo pelos outros, tbm torci muito pelo casal Natasha e Andrej.*-*

    ResponderExcluir
  4. desculpe-me mas a tradução correta do russo é Andrei

    ResponderExcluir
  5. Desculpe-me, mas eu acho desnecessário traduzir nomes próprios. Na série a forma com "J" foi utilizada, então decidi mantê-la em meu texto.

    Obrigada por comentar ;)

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti o prmeiro capítulo e logo quis ver os outros,muito boa série interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Depois que assistir os outros volte aqui pra contar o que achou! ;)

      Excluir