Pesquisar

quinta-feira, 3 de março de 2011

Veganismo em Pauta

Não sou vegan, mas tento.

Quem me conhece entende um pouco melhor a minha alimentação "semi-vegetariana".
Comecei tirando carnes de mamíferos e aves do prato, por que é o que está ao meu alcance.
Ainda consumo carne de peixe e de alguns mariscos (especialmente camarão e caranguejo, que são comuns na região), derivados de animais como mel, leite e ovos. E também os derivados do leite.

É complicado abrir mão de certas coisas quando a sociedade nos dá poucas opções. Às vezes me vejo em lugares onde não há nada que eu possa comer. Então decidi manter carne de peixe, o queijo e ovos na dieta, pra não passar fome por aí. Dá pra fugir do salgado de frango e comprar uma fatia de bolo, ou um pão de queijo. Em festas de família, numa cantina, na saída com os amigos... Nem sempre tenho uma barrinha de cereais na bolsa.

Mesmo a alimentação em casa é difícil, quando não sabemos se alguns produtos tem ou não origem animal.

Quanto ao consumo de cosméticos e outros produtos, procuro evitar marcas que realizam testes em animais, ou acessórios de couro não sintético. Não vou nem falar nos casacos de pele...

Não sou nenhuma apaixonada por animais. Sério.
Eu tenho alergia à grande parte deles, e não tenho muito jeito com cachorro e tudo mais.
Só que acredito que nada, absolutamente nada justifica maltratá-los à toa. Por capricho, por ganância.

Já ouvi muita gracinha sobre as minhas escolhas, e olha que não é nada muito radical. Admiro muito quem é 100% vegan, porque não é fácil no mundo em que vivemos. Eu acho fantástico, e espero poder chegar lá um dia.

Mesmo que você não seja vegan e nem se interesse por esse estilo de vida, ajude a tornar as coisas mais simples para essas pessoas.

Ajude a aprovar a lei que esclarece produtos veganos

O Projeto de Lei pede que produtos alimentícios, roupas, cosméticos, produtos de limpeza e de higiene pessoal, mostrem de forma clara em seus rótulos, etiquetas e embalagens se contém ingredientes de origem animal ou se foram testados em animais.

É só clicar e enviar o formulário. É rapidinho!

Vídeo de divulgação abaixo:



Defenda o direito do consumidor à informação.

Abraços,

Giovanna.

4 comentários:

  1. Admiro tua força d vontade!, pq eu já tentei virar vegetariana depois do vídeo do prof Pelaio, mas não durou nem dois dias!

    ResponderExcluir
  2. - Hei, Giovanna, sou vegetariana há muitos anos e gostaria muito de me tornar vegana, mas acho muito difícil tirar leite e queijo da alimentação. Derivados são hj muito importantes para mim, já que volta e meia preciso repor vitaminas e ferro no organismo. E como moro no interior, ficaria difícil encontrar tudo isso. Já tentei o tofu, por exemplo, mas ainda não me agrada tanto quanto os outros...rs

    Beijo, adorei o blog.

    ResponderExcluir
  3. - Giovanna, antes que eu me esqueça, morei quase 03 anos no Pará, em uma cidadezinha chamada Jacundá. Gostei de Belém, quando estive um fim de semana por lá. Achei o Mangal das Garças muito lindo! O espaço verde de lá é encantador. Conheci o Theatro da Paz... Enfim, Belém tem belezas naturais muito interessantes. Tenho uma amiga que mora aí, a Erica. Um dia espero voltar, e conhecer tb a Ilha de Marajó.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Oiew linda! Quero te encorajar a fazer todo dia um pouco mais de esforço... sou a favor de mudança pequenas, graduais e sólidas. dificilmente se muda de um dia para o outro. Um abraço!

    ResponderExcluir