Pesquisar

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Bolo de Chocolate

Prometi e estou cumprindo. Post antes do Natal.
Aproveito para desejar logo boas festas e muitos presentes para todos vocês!

Hoje eu vim falar de uma receita de bolo de chocolate que é um achado!
Se você acha que não é capaz de fazer um bolo, não tem o menor jeito na cozinha, está com poucos ingredientes em casa, não quer fazer bagunça, não sabe separar a clara da gema e muito menos bater claras em neve, essa receita veio para resolver a sua vida. Quem sabe você não a faz no Natal e surpreende sua família?

Neste sábado a tarde eu tive um súbito desejo de comer bolo de chocolate (talvez a tensão antes da prova da UFPa) e lembrei que havia feito um bolo há vários meses e ele era bem simples. Bem, eu havia esquecido o quão gostoso ele também era. Não durou nem 24h aqui em casa. Por isso nem tive tempo de bater uma foto pro post. A massa foi feita em cerca de 15min.

A receita é do site Livro de Receitas. A receita original fala de uma cobertura, mas eu não fiz e acho que não precisa. O bolo já é bem molhadinho.

Ingredientes
1 xícara (chá) de achocolatado em pó
2
xícaras (chá) de farinha de trigo
1
xícara (chá) de água fervendo
2
xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de fermento
3 ovos inteiros

Modo de Preparo

Colocar em uma vasilha a farinha de trigo, o açúcar, o achocolatado em pó e o fermento. Mexer todos os ingredientes até a mistura ficar homogênea. Colocar os ovos, o óleo e por último a água fervendo. Mexer rapidamente para não deixar os ovos cozinharem. Despejar a massa em um tabuleiro untado com margarina (ou manteiga) e farinha de trigo e levar ao forno pré-aquecido (médio) por aproximadamente 30 minutos.


Dicas do Tudo Por Um Chocolate:
- Separe tudo o que vai precisar, antes de começar a misturar os ingredientes. Uma forma, uma vasilha, uma xícara, uma colher de sopa e uma colher grande para mexer a massa.

- Unte a forma (se não sabe como fazer, clique aqui) antes de começar a fazer a massa. Ou você pode misturar todos os ingredientes em pó e untá-la enquanto espera a água ferver. Eu sugiro untar a forma, colocar a água para ferver e então começar a colocar os ingredientes em pó na vasilha. A quantidade de água é pequena, então ferve bem rápido.

- Ligue o forno (para pré-aquecer) em temperatura média (180ºC) assim que terminar de misturar os ingredientes em pó. Deixe o forno aquecendo por uns 10min antes de colocar o bolo.

- Lembre-se de escolher uma forma de bom tamanho, que deixe um espaço de quatro dedos no mínimo para a massa crescer. Você não quer fazer sujeira no forno, né?

- Depois dos trinta minutos no forno, antes de desligar, espete o bolo com um garfo para saber se a massa está no ponto. Se o garfo sair sujo, deixe mais uns 5min.

- Você pode desligar o forno e deixar o bolo lá esfriando para evitar acidentes. Também é bom porque ele desenforma com mais facilidade se não estiver tão quente. Assista TV, jogue video-game, leia um livro, navegue na internet... Depois você tira o bolo do forno com uma luva de pano ou ou pano de prato dobrado e desenforma em uma bandeja ou suporte para bolo. Se a forma foi bem untada, ele vai soltar com facilidade.


É isso, pessoal. Mais simples impossível. E super gostoso também. Eu já to pensando em fazer de novo...

Beijinhos,
Giovanna.

5 comentários:

  1. Giiii :D
    passamos para desejar um Natal mágico para você, cheio de alegrias!!! Você é uma leitora do blog muito especial <3 obrigada pelo carinho que teve com a gente esse ano. Ótimas vibrações para você em 2011 e que a gente possa se comunicar cada vez mais. Beijãoo :**

    ResponderExcluir
  2. Enfatizo que é bom você separar tudo o que vai precisar. É muito frustrante descobrir que falta UM ovo, ou que vc não tem algum dos outros ingredientes... Sabe? Hauhauhauh.

    ResponderExcluir
  3. Huahuahuahuahuahauhauhauh...
    Pois é, Pedro. Esse é mais um motivo pra separar tudo antes de começar. Há algumas semanas tive vontade de fazer bolo mas não tinha fermento em casa =P

    ResponderExcluir
  4. Fiz o bolo! Ficou muito gostoso, aqui em casa todos aprovaram.
    Tive problemas pra desenformar, não saiu fácil, ele acabou quebrando um pouco.
    Deixei a temperatura em "150°C–180°C", a menor que tinha no fogão. Acho que a temperatura estava baixa demais, demorou um pouco mais de uma hora pro garfo sair limpo.

    ResponderExcluir
  5. Esse lance da temperatura é bem complicado. E também varia de fogão pra fogão, né? Mas aí você pode fazer de novo aí na sua casa e ir ajustando a temperatura aos poucos =) Que bom que deu certo. Foi triste lá na casa do Everton -_-

    ResponderExcluir