Pesquisar

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Guia da Trilha Ecológica


Este sábado, fui fazer uma trilha no Parque Ambiental de Belém.
Fui com a galera da escola, e o nosso professor de Biologia, André Luiz Cunha.
Quem me conhece, sabe que esse não é bem meu tipo de programa, mas decidi encarar a maluquice e viver uma experiência nova.
Então, com base na experiência que eu trouxe de lá, e nos meus erros e acertos (e os erros e acertos de meus amigos também), decidi escrever um pequeno guia para trilhas curtas.

As escolhas começam antes mesmo de sairmos de casa. O que vestir? O que calçar? O que levar?
Essas escolhas acabam definindo o quanto a trilha pode ser divertida, ou uma grande dor de cabeça.

Pra começar, procure saber o que haverá lá. Trechos com água, lama, subidas e descidas...

Se tiver que entrar na água, escolha tecidos leves, que secam rápido ou que não absorvem muita água (para mais informações, clique aqui). Procure também proteger objetos que não podem molhar em um saco ou pote plástico bem vedado.

Leve o mínimo de coisas possível. Água, celular, e uma barra de cereais são suficientes. A bolsa, mochila ou sacola deve ser leve, pequena e deixar suas mãos livres. Com certeza vai molhar e/ou sujar, então tenha isso em mente.

O calçado ideal vai depender do circuito. Tênis pode ser a melhor opção para caminhar e escalar. Além de firmeza, protege os pés de formigas, mosquitos e outros insetos. Porém, se precisar entrar na água ou lama, o tênis pode ser um transtorno caso molhe. Neste caso, calçados fechados de plástico ou borracha podem ser uma opção melhor. Andar descalço quando você não pode ver onde pisa pode ser perigoso. Evite chinelos/rasteiras. Eles não são bons para a caminhada e escorregam. É importante que o calçado seja confortável e fique firme nos pés.

Passe bastante protetor solar antes de sair de casa, beba água e faça uma boa refeição.
Vá ao banheiro antes de começar. Você não vai querer usar o matinho =P
Quem tem cabelo comprido, pode optar por um rabo de cavalo, trança ou coque. É mais prático.
Mantenha os olhos onde pisa, mas não esqueça de olhar para frente também. Pode bater o rosto em galhos ou teias de aranha.

Bem, acho que é isso. Tenho que confessar que não me imagino fazendo uma trilha de novo, mas valeu a pena. Mesmo que agora meu celular esteja com defeito, mesmo que eu esteja toda dolorida. É, valeu a pena.

5 comentários:

  1. Olá Nanana.
    Para quem não gosta de trilha você até que se tornou uma ótima guia.
    Penso que o mérito está em experimentar,em aprender, em viver.

    ResponderExcluir
  2. Quando eu vi essa mesma foto que tá no post no Orkut de alguém eu pensei "Quê?! A Giovanna foi pra trilha?". Nem acreditei.

    Fiquei sabendo de uma garota que quebrou a câmera porque ela entrou em um lago sem tomar o menor cuidado com a mochila que estava com a câmera dentro. Verdade?

    ResponderExcluir
  3. Pedro,

    Não sei! Huahauhauhauhauahuahuah...
    Só sei que a bateria do meu celular foi pro espaço. Por sorte, tinha um celular usado aqui em casa que é igual ao meu e não estava mais sendo usado. Então peguei a bateria dele pra mim =P

    ResponderExcluir
  4. Eu ia gostar muito de fazer esta trilha porque ia fotografar bastante coisa hahaha
    Beijão :*

    ResponderExcluir
  5. Idéias Vestíveis,

    Sabe que eu lembrei de vocês?
    Vi umas coisas que renderiam boas fotografias, e lembrei de uns editoriais no meio do mato e talz. Pena que não tinha uma câmera.
    Se bem que ela teria provavelmente mergulhado junto com meu celular quando entrei na água =P

    ResponderExcluir