Eu não sou uma grande conhecedora de arte, mas tenho uma relação toda especial com as obras de Van Gogh.
Quando estava na 2ª série eu estudei em uma escola onde havia um projeto de artes que consistia em definir um artista para ser estudado por cada série. E naquele ano (2001) o artista da 2º série era Vincent van Gogh.
Nesse momento eu me familiarizei com algumas de suas pinturas e fiquei admirada com suas pinceladas. Eu percebi que ele tinha todo um estilo de pintar, de modo que pude reconhecer algumas vezes anos mais tarde quando estava diante de uma obra sua, mesmo sem ter visto a obra antes.
Foi algo marcante passar um ano inteiro focada em um único artista, e prova de que o tal projeto foi uma ótima idéia, é o fato de que me lembro das aulas até hoje.
Também me comovi com o fato de ele ter tido uma vida tão triste. A loucura, a depressão, a pobreza, e ter morrido (na verdade suicidado-se) antes de ser reconhecido por seu talento.
Uma das telas mais famosas de Van Gogh é A Noite Estrelada, de 1889. Nessa tela as pinceladas são realmente fascinantes. Tanto que inspiraram a animação abaixo, que é o que eu vim mostrar, no fim das contas:
Lindo demais!
Taí, eu queria entender de arte. Sabe, acho tão fino. Ah, o cubismo, ah, o Picasso, ah, o expressionismo, ah, o Pollock, ah o abstracionismo... Maaaaas, a vida não me deu essa dádiva. Paciência, né?
ResponderExcluirHuahuahuahauahuauah...
ExcluirEu também acho super fino. Mas o máximo que chego é isso aí. Van Gogh e seu jeito de pincelar.