O caso é que quando solicitaram um livro meu através do site, eu fiz outro post prometendo contar minha experiência. Bem, eu adiei, adiei, adiei, acabei esquecendo, mas agora estou aqui cumprindo a promessa.
Eu cadastrei quatorze livros meus no site, e até hoje solicitaram três.
O negócio funciona assim:
Enviando
Quando alguém solicita seu livro, você recebe um e-mail informando. Um link no e-mail, direciona você para uma página no site.
Você se compromete a enviar o livro solicitado no prazo de uma semana e segue para a página seguinte.
Você encontrará nessa página, todas as instruções necessárias para enviar o livro, assim como o endereço do destinatário. É interessante observar que você informa seu endereço quando faz o cadastro no site, mas as informações são protegidas. Só ficam disponíveis para a pessoa para a qual você solicita um livro.
O custo do envio é por sua conta, mas como é um "Impresso" de pessoa física para pessoa física, o custo é baixo. Nenhum dos livros que eu enviei saiu por mais de R$4, e o maior deles tinha 208 páginas.
É importante registrar a correspondência e guardar a notinha entregue pelo funcionário dos correios que contém o número de registro. É um código geralmente começado por duas consoantes, seguidas de nove números e terminado em BR. Quando você envia o livro, precisa registrar esse código no TrocandoLivros, na seção "Envios". Ele também permite que a correspondência seja localizada através do site dos Correios.
Quando o usuário que solicitou seu livro confirma o recebimento, você ganha um crédito para solicitar um livro.
Recebendo
Navegando pelo site você encontra um livro que quer. Você clica em "Solicitar" e aguarda a confirmação do proprietário do livro.
Você recebe um e-mail do site confirmando que o dono do livro deve enviá-lo no prazo de uma semana. Na minha primeira solicitação, mesmo com a confirmação, o livro não foi enviado. Como não foi enviado, o crédito que gastei solicitando-o foi devolvido pra mim.
Já recebi em casa três livros! O único que li até agora foi O Diabo Veste Prada. Sempre quis ler, depois de me apaixonar pelo filme, mas morria de pena de pagar o preço da livraria. Aproveito pra recomendar o livro, que é tão divertido quanto o filme e tem um final um pouquinho diferente.
O livro veio com cara de novo! Tirando uma dedicatória na primeira folha, que eu inicialmente pensei em arrancar, mas depois resolvi deixar, porque acho esse negócio de dedicatória uma coisa meio mágica. A data na dedicatória era de 2006.
Não custa nada cadastrar os livros que você tem em casa e não quer mais... Quem sabe ele não vira aquele livro que você tá morrendo de vontade de ler?